
Visão geral
Chamar o 2021 Mazda MX-5 Miata de ícone automotivo não é exagero, já que sua herança remonta a mais de 30 anos e seu comportamento de direção alegre sempre foi seu atributo de caráter mais forte. O motor de quatro cilindros do Miata oferece potência suficiente para torná-lo mais vigoroso e seu chassi é agradavelmente balanceado – perfeito para passar por seções curvas da estrada. São oferecidos um modelo conversível com capota de lona e uma capota rígida dobrável chamada RF, de modo que com qualquer um dos dois os compradores se divertem ao sol. A cabine do Miata é apertada para duas pessoas e o espaço de carga é limitado, mas não foi feito para viagens rodoviárias; ele foi projetado para passeios intensos e ensolarados e dias de pista. O fato de continuar sendo uma das maneiras mais baratas de entrar em um carro esportivo conversível só aumenta seu apelo.
Motor, transmissão e desempenho
O motor do Miata acelera avidamente e é poderoso o suficiente para oferecer uma aceleração impressionante. Explorar a personalidade de alta rotação do motor é incentivado pela transmissão manual direta e fácil de trocar. Até mesmo o opcional automático impressiona, com trocas rápidas e programação esportiva. O modelo com capota de lona funcionou de zero a 60 mph em apenas 5,7 segundosem nosso teste; o modelo RF de teto rígido um pouco mais pesado precisava de 5,8. Miatas andam com firmeza e podem ficar saltitantes ao dirigir em uma rápida sucessão de solavancos. Os amortecedores e molas mais firmes do clube de nível médio retornam a corrida mais dura da escalação, embora nenhum Miata corra mal. O manuseio é intenso e o Miata muda de direção prontamente. Gostamos especialmente da direção leve e tátil; ele responde imediatamente e mantém o motorista informado sobre o que os pneus dianteiros estão fazendo. Este é um carro divertido, puro e simples.
Economia de combustível e MPG do mundo real
Risque outro “W” na coluna do Miata para seu peso leve. Com uma quantidade tão pequena de carro para transportar, o motor de 2.0 litros consegue números de economia de combustível EPA relativamente altos de cidade de 26 mpg e rodovia de 35 mpg (com a transmissão automática) e os supera no mundo real. Em nossa rota de teste de economia de combustível de 200 milhas na rodovia, um modelo Grand Touring com capota flexível entregou 36 mpg e um RF Club de capota rígida administrou 37 mpg, ambos equipados com a excelente transmissão manual de seis velocidades da Mazda.
Interior, conforto e carga
Você não se senta em um Miata, mas sim o usa. A cabine é aconchegante para dois adultos e inclui apenas o essencial. Enquanto alguns podem categorizar o interior como sobressalente, os tipos de vidro meio cheio (nós) apreciam a priorização profissional do volante, pedais e alavanca de câmbio e as acomodações básicas e refrescantes. Com poucos cubículos de armazenamento, para não mencionar um pequeno baú, o Miata mal reconhece a necessidade de trazer seus pertences pessoais. Então, novamente, suas dimensões liliputianas fazem poucas promessas em termos de praticidade. Se você fizer as malas com pouca bagagem, o porta-malas pode acomodar coisas para um fim de semana para dois. Enquanto isso, o Subaru BRZ e o Toyota 86gêmeos absolutamente esmagam o Miata quando se trata de espaço de carga; seus assentos traseiros dobráveis permitem que os proprietários transportem até quatro rodas e pneus de tamanho normal (para, digamos, um dia de corrida) entre o porta-malas e a cabine.